Seja bem vindo!

Vinho Doce é um espaço onde você encontra o melhor do lazer e entretenimento. Aqui tem vídeos, música, arte, gastronomia, oportunidades e o que rola na web. Além, é claro da opinião do autor. Divirta-se! O espaço é seu !

(Por Marcelo Boar)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Referencial positivo


            
            


            Caríssimo leitor, 

            Em quase quatro décadas de esforçado ânimo, considerou a vida atentar-me a alguns conceitos  que foram de certa forma determinantes para meu crescimento humano. Talvez o mais significante seja o de "referencial positivo". No que diz respeito à formação do caráter e da individualidade humana, a psicologia nos instrui que para sua própria estruturação e base vital, um indivíduo saudável, desde a sua idade pueril e  até mesmo já em idade avançada, necessita o mesmo obter suas próprias referencias pessoais - o referencial positivo é o modelo representativo humano caracterizado por uma conduta impoluta e irrepreensível em toda sua existência, pautados ainda por uma personalidade baseada e fundamentada nos princípios de legitimação da família, da religião e da vida - Por exemplo, os pais. Vale ressaltar que nem todos os indivíduos servem como referencias para padrões de comportamento. Imaginemos por exemplo, uma comunidade de baixa renda com influencia social do poder paralelo criminal (do tráfico), como muitas que hoje existem. Sem uma forte atuação da família (base estrutural), do poder público e a conscientização da sociedade civil requerendo corroborar a legitimação dos direitos do cidadão: Será quase impossível aos pais educar um filho sem a influencia do tráfico, nessas condições. Tão grave quanto o delito é observar que hoje são muitas as crianças que possuem como padrão de comportamento, o traficante que ostenta seus cordões de ouro, seu carro importado, seus tênis de marca, roupas caras e mulheres compradas com seu vil metal. Muitos são "adorados" em suas comunidades, porquanto acabam por desempenhar o papel que cabe ao poder público - proteger, servir e provêr condições de subsistência humana. 
            Há ainda outras escolhas inadequadas de referencial humano por parte de indivíduos em fase de formação de caráter e personalidade pessoal, por exemplo, os jovens quando fazem opção por padrões de comportamento de determinado "ídolo" da música ou da TV, ,muitos deles pautados por envolvimento com as drogas, prostituição, escândalos, agressão e postura inadequada. Há também aquelkes que fazem suas escolhas baseadas em modismos, estilos ou ideologias, por exemplo - o satanismo, a anarquia, os góticos, "skinheads" entre outros. Na totalidade das vezes, tais grupos são caracterizados por sua atuação avessa à todos os princípios legitimadores da família, da religião, da vida e da convivência comunitária com o cidadão comum. 
            Cabe aqui uma questão para reflexão: Na sociedade em que vivemos atualmente, como  poderemos educar nossos filhos e formar cidadãos que, de fato, constituam o futuro do nosso país, e que possam formar uma individualidade e identidade própria, sem modismos e referenciais negativos ? O referencial positivo será aquele que educará e formará um caráter sólido e indefectível, na defesa da honra, da ética, da verdade e da moralidade. Não há melhor modelo no qual educar, do que o dos pais que transmitem aos seus filhos, desde que formados da maneira correta. Deste modo, tais meninos e meninas serão como verdadeiros cidadãos do futuro.

(Por Marcelo Boar)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário